Os Smoothies são uma forma muito rápida, prática e fácil de tornar a nossa alimentação mais rica e mais saudável. É uma forma de introduzirmos vegetais e frutas na nossa alimentação, aproveitando ao máximo as suas características nutricionais.
Uma das grandes vantagens dos smoothies, é que se podem fazer infinitas variações saudáveis, de acordo com o nosso gosto pessoal, com as frutas e vegetais que temos disponíveis ou mesmo com as necessidades do nosso corpo em determinado momento.
Não é necessário repetir sempre os mesmos ingredientes. Podemos e devemos variar as combinações conforme os nossos objetivos.
Hoje deixamos uma descrição dos componentes que deve incluir no seu smoothie:
1️⃣️ Uma base líquida: 💧🥥
Todos os smoothies precisam de uma base líquida para permitir emulsionar os restantes ingredientes.
Dependendo da quantidade e consistência desejadas, cerca de 200ml deverão ser o suficiente. Como líquido poderá optar por água, chá, água de coco, sumo de fruta ou vegetal.
2️⃣️ Vegetais: 🥦🥕🥒
Devem representar 2/3 em relação á fruta. Como vegetais pode utilizar couve (frisada, galega, coração, portuguesa), espinafres, acelgas, alface; agrião; aipo, beterraba, ervas aromáticas (salsa, coentros, hortelã), cenoura, rúcula e pepino.
3️⃣️ Fruta: 🍓🍊🍏
Devido ao seu teor de frutose, devem representar 1/3 em relação aos vegetais. Como fruta pode utilizar limão (sumo), laranja (sumo), banana, maçã, pera, kiwi, frutos silvestres, ananás, manga, papaia, alperce, pêssego.
4️⃣️ Super Alimentos: 🌿
Açaí, bagas goji, spirulina, sementes de chia, clorela, cacau cru, canela...
Dicas:
- Se a base líquida estiver fresca funciona melhor
- Se pretender misturar mais do que um vegetal ou peça de fruta, deverá reduzir as quantidades para manter as proporções
- Se usar spirulina, wheat grass, clorela ou canela, uma colher de chá deverá ser suficiente
Afixe o folheto que preparámos na porta do frigorífico até dominar a arte dos smoothies.
Juntos por uma vida naturalmente saudável! 💚